11 de julho de 2011

Como atrair alunos para EBD

Por Jhunior Silva

Muitos professores na qual converso contestam sobre a baixa freqüência de alunos em suas classes de escola bíblica, alegando que a quantidade de alunos freqüentes não corresponde à quantidade de membros da igreja.
Essa discrepância se deve a diversos fatores que juntos formam a evasão escolar na EB. Segundo pesquisas o que leva a baixa assiduidade nas escolas bíblica são: a falta de incentivo, de engajamento por parte liderança da igreja, desinteresse pelo estudo bíblico, e a falta de ações de promoção e marketing direcionadas à EB, alocação, infra-estruturar e a didática do docente entre outros.
 
Com este cenário a organizadora da escola bíblica deve elaborar um plano de ação eficaz, capaz de atrair cada vez mais, alunos e matriculados para EB, só assim reverteremos essa situação decorrente na educação cristã, e obtermos êxito com a graça de Deus.
O que deve ser feito para atrair alunos para EBD?
 
1º A igreja - deve fornecer infra-estrutura e acomodações adequadas para seus alunos como: salas, carteiras, mesas e ventiladores, bebedouros, banheiros, acomodações especificas para portadores de necessidades especiais, recursos financeiros para melhoria da EB e investimento em ações de marketing para divulgação da EB.
 
2º A EB - deve ter revistas adequadas ao seu público diversificado como: pré - maternal, juniores, pré - adolescentes, adolescentes, jovens e adultos, terceira idade e discipulado, disponível para todas as faixas etárias e de boa qualidade curricular.
 
3º Os professores - precisam ser treinados periodicamente para aperfeiçoamento de suas habilidades educacionais, didática, pedagogia, andragogia e metodologia de aula etc. Com intuito de tornar suas aulas mais vibrantes, dinâmicas e interativas.
 
4º As aulas - deve ser interativa e participativa, se deve utilizar de todos os recursos  didáticos,  diversificando as metodologias de ensino de acordo com o conteúdo da matéria, nas aulas devem conter dinâmicas de grupo, quebra gelo, atividades em equipe, estudo de caso e gincanas, o professor deve ser comunicativo, chamando o aluno para si, devendo estimular a cooperação do discente a todo instante, ele é peça fundamental no processo de ensino-aprendizagem.
 
Com condições necessárias e uma campanha de marketing agressivo para EB, atrairá mais alunos e matriculados, o que chama a atenção de uma pessoa para participar de algo que verdadeiramente lhes atrai, são as condições que lhes propiciam comodidade, interatividade e conhecimento. Os discípulos seguiam Jesus não simplesmente por ser o filho de Deus, mas por pela sua capacidade de ensinar e mostrar verdades do reino de Deus de uma forma lúdica e estimulante.
Curta a nossa Fan Page no Facebook